O desafio do uso do DRYWALL nos novos projetos multifamiliares atuais.

 O desafio do uso do DRYWALL nos novos projetos multifamiliares atuais.

O termo drywall é usado para caracterizar um sistema de construção a seco, pois não utiliza água. Isso permite uma construção muito mais limpa, e organizada. Além de ser feita com mais qualidade por usar menos mão-de-obra e todo o material ser 100% industrializado.

Esse sistema foi criado em 1898 nos Estados Unidos por Augustine Sackett, revolucionando a construção civil. Desde então, as chapas de drywall vêm evoluindo em termos de tecnologia e representam uma solução mais eficiente e segura.

No Brasil, o drywall foi introduzido em 1970. Inicialmente, foi usado como uma solução racional e mais econômica, porém, sem todo o conhecimento necessário e sem a preocupação com o usuário.

Muitos dos projetos executados apresentaram problemas de conforto acústico e dificuldade de uso por parte do morador. Soma-se a isso, a falta de materiais específicos nas lojas de materiais de construção (na época não tínhamos os home centers e muito menos o conceito de “faça você mesmo”) que propiciassem uma melhor manutenção.

Em alguns lugares do país, especialmente no Rio de Janeiro, a popularidade do drywall se tornou negativa, pelo fato de antigamente ter sido um material pouco resistente e pouco prático.

A forma como foi implantado e usado pelas construtoras da época gerou toda essa insegurança e uma má fama.

O tempo passou, o conceito da aplicação desse sistema foi mudando, o mercado brasileiro abriu para a importação e a chegada de novos fornecedores. Materiais e técnicas também se modernizaram, assim como os novos profissionais e projetistas se especializaram.

A implementação e a maior cobrança da Norma de Desempenho resultaram em uma exigência de maior conforto acústico e térmico das unidades.

Além disso, houve também uma conscientização ambiental através do uso racional de água com menos produção de entulho e resíduos de obra. Tudo isso se refletiu no viver de todos.

Esse novo contexto gerou a necessidade de entregar melhores produtos finais para o consumidor de unidades habitacionais (cada vez mais exigente), transformando o drywall na melhor solução construtiva atual.

Hoje, toda a cadeia de produção conta com soluções adequadas e as unidades entregues estão alinhadas com o que todo cliente necessita: maior qualidade possível, conforto acústico, térmico, fácil manutenção, melhor acabamento e maior segurança.

Alinhamos o que há de mais moderno e sustentável para entregar produtos com o jeito de viver do século 21.